Siga-nos

Revista 7

Os dois lados da Internet

A Internet e seus desafios

Política e Sociedade

Os dois lados da Internet

Por Pedro Abarca

Nos dias atuais, muito se fala da democratização da comunicação. Isso em face das amplas possibilidades oferecidas, principalmente, pela Internet. O Google, o Facebook, o YouTube e outros importantes sites escancararam as portas do setor da informação. 
Agora, todos têm a possibilidade de postar notícias, artigos, fotos, crônicas, poesias e quaisquer espécies de textos. Para tanto, basta abrir uma conta em qualquer um dos portais citados acima.
A FORÇA DA INTERNET
Empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços normalmente possuem seus próprios sites. Estes, bem elaborados, permitem aos internautas interagirem com elas, comprando seus produtos ou apenas obtendo informações. 
Também, por meio de sites, blogs, twitters e outras tecnologias, toda e qualquer criatura pode hoje expor ao mundo seus conhecimentos ou tudo aquilo que pensa sobre qualquer assunto.
O PERIGO DA INTERNET
Bem! Mas é, justamente, nesse ponto que mora o perigo. Hoje, a maior parte das pessoas possui PC, notebook, tablete ou um simples celular. Portanto, a quase totalidade da população tem acesso às informações veiculadas pela Internet. Nela damos com os articulistas, que postam os inúmeros e variados assuntos, e aqueles  que interagem com eles, comentando. Quanto aos primeiros, é importante analisar com bastante cuidado se conhecem suficientemente bem os assuntos tratados. Do contrário, estarão enchendo nossas cabeças com  falsas teorias, informações incorretas, enfoques errôneos  ou meias verdades. 
Com relação aos que tecem comentários, cabe aqui uma pergunta, a meu ver, pertinente: quantos deles  têm não só suficiente conhecimento; mas, principalmente, discernimento para avaliar a veracidade ou falsidade dos assuntos tratados? Para aqueles que imaginam estarmos levantando uma questão não relevante, peço que comecem a ler os comentários emitidos pelos usuários. 
Neles afloram as tendências, os preconceitos e a total imbecilidade dos indivíduos. Não importa se o articulista está publicando um assunto sobre o qual possui amplo conhecimento e, o que mais importante, de forma isenta. Se o que o articulista expõe contradiz o que o sujeito pensa ou o que lhe foi ensinado, este sai metralhando o pobre homem sem dó nem piedade. Há criaturas que nada sabem do assunto tratado, são totalmente ignorantes a respeito, mas acham-se no direito de opinar e de ofender  o pobre profissional.  
E o idioma português, então? Como se expressam os tais internautas? Um massacre! Total desconhecimento de ortografia e gramática. Uma demonstração clara de que o sujeito não é dado à leitura, talvez nunca tenha lido um único livro em toda sua vida.

O escritor  Pedro Abarca é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP – e colunista da Gazeta do Tatuapé e da Revista7.  Site:  www.abarcasite.com.br – E-mail: abarcasite@yahoo.com.br. 
Telefone: 2092-6258.

Continue Reading
Publicidade

Precisa de uma luz? A Agência RP7 quer compartilhar com todo mundo o seu produto. Para que isso aconteça, os profissionais trabalham de forma integrada, FULL SERVICE, com publicitários, designers, jornalistas, redatores e fotógrafos, para realizar ideias brilhantes e que sejam atrativas para o seu público. Acompanhamos as transformações da Internet, que são essenciais para fazer a ponte entre o cliente – produto e consumidor – necessidade. Tudo com muita criatividade e competência.

Deixar um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política e Sociedade

To Top