Siga-nos

Conteúdo que gera resultado!

Itaquera: 332 anos de muita história

Itaquera 332 anos

Bairros e Cidades

Itaquera: 332 anos de muita história

São 332 anos de muitas histórias e conquistas. Da região leste, pode-se dizer que Itaquera foi o bairro que mais se transformou. Principalmente com os investimentos para a Copa do Mundo de 2014.
Mas ainda há muito para ser feito e assim atender com mais dignidade uma população estimada em mais de 204.871 pessoas, de acordo com o Censo de 2010.
Problemas são encontrados nos setores da Segurança, Educação, Transporte e Saúde, por exemplo. Moradores se queixam da falta de infraestrutura básica e das enchentes, que ainda acometem muitas famílias e comerciantes.
Das várias reportagens realizadas pela equipe do Jornal Desenvolve Itaquera, muitos dos anseios se referem a um bairro mais limpo, com menos buracos e com melhores atendimentos no setor público, como um todo.

GERAÇÃO DE EMPREGO EM ITAQUERA

São 332 anos de muitas histórias e conquistas

A região cresceu, mas ainda precisa de investimentos para se tornar um polo gerador de emprego

Considerada uma região estratégica para o desenvolvimento da Zona Leste, Itaquera pode ser melhor aproveitada, principalmente pelo setor do empreendedorismo, com a geração de novos empregos.
Isso para evitar os grandes deslocamentos de seus moradores até as regiões central e sul da cidade, onde geralmente os itaquerenses trabalham. Sem contar no ganho da qualidade de vida ao trabalhar perto de casa.
Agora, com a entrada dos novos representantes nas esferas Federal e Estadual, quem sabe as coisas mudam para Itaquera.
Quem sabe os investimentos e atenções em prol de projetos importantes, não apenas para o bairro, mas para a região leste, como o Polo Tecnológico de Itaquera e a vinda de vários equipamentos públicos, se tornem realidade. Assim como a construção do tão esperado e necessário Fórum de Itaquera. Que “baita” presentão de aniversário não seria!
Itaquera e seus moradores e comerciantes merecem isso! Que a passagem de mais um aniversário possa representar também uma nova esperança de que o próximo ano será melhor, com mais investimentos dos governos Federal, Estadual e Municipal, para que o itaquerense possa aproveitar melhor o que o bairro tem, com segurança e tranquilidade, hoje e sempre.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE ITAQUERA?

A estação foi inaugurada em 6 de novembro de 1875

A estação foi construída por voluntários portugueses, húngaros e brasileiros


O bairro começa a se desenvolver de fato a partir da inauguração, no dia 6 de novembro de 1875, da Estação Ferroviária de Itaquera. Esta arquitetura, que infelizmente não existe mais, foi construída por voluntários portugueses, húngaros e brasileiros.
A data foi então escolhida pela comunidade como sendo a do aniversário do bairro, apesar de toda uma polêmica em torno da sua verdadeira idade. A primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.
No entanto, data de 1820 a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a “Casa Pintada”. Ali os viajantes paravam para descansar e reabastecer-se de provisões.

Foto de 1951

Uma visão de como era a Rua Gregório Ramalho

LOTEAMENTOS NA REGIÃO

Casa histórica de Itaquera

Um dos casarões antigos da região de Itaquera na Avenida Pires do Rio

Em 1919 foram feitos dois grandes loteamentos: um urbano (Vila Carmosina) e outro chamado de Colônia – para caracterizar a sua condição rural e habitada principalmente por japoneses, que em 1922 já constituíam a maioria de seus habitantes. Foi daí que surgiu a nomenclatura Colônia Japonesa.
De forma geral, Itaquera se desenvolveu em grande parte sob a forma clássica de loteamentos e vilas. Como a região era composta por inúmeras pedras, os índios que habitavam Itaquera o nomearam como “Pedra Dura”.
No que se refere à Educação, a primeira Escola Mista do bairro tinha como endereço a Rua Dr. Luiz Pereira Barreto, sendo seu diretor Fábio Pereira Barreto.
Em 1900, as primeiras professoras foram Sinhá Barreto e Leopoldina Barreto. Entre as escolas públicas que ainda seguem com as suas atividades, estão: Professora Emília de Paiva Meira, Hiroshima e Álvares de Azevedo.
Outra curiosidade é que a primeira pessoa nascida em Itaquera foi Nicolino Mastrocola, em 22 de outubro de 1907.Ele terminou o Curso Primário em 1914, na primeira Escola Mista do bairro.
Entre os moradores mais antigos se destacam Rodrigo Pereira Barreto, Manoel de Almeida, Miguel Mastrocola, Francisco Gianetti, Pasqual Novelli, Emidio Campanella e o comerciante Amaury Fonseca.

O nome foi dado pelos índios por conta das inúmeras pedras encontradas na região

Itaquera significa “Pedra Dura”

CEMITÉRIOS
Localizado na Vila Carmosina, o Cemitério de Itaquera foi inaugurado em 1929, com pouco mais de oito mil metros quadrados. Com o crescimento da região, verificou-se a necessidade de sua expansão, que foi possível graças à ajuda da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI).
Atualmente sua área conta com mais de 115 mil metros quadrados. O bairro ainda conta com o Cemitério do Carmo, que é particular. Poucas pessoas devem saber, mas desde 1982, por ocasião da sua implantação, já se tinha a intenção de criar um cemitério e crematório para os pets.
Entretanto, somente em 1988, foi aprovada a lei que permite a implantação deste tipo de serviço na cidade de São Paulo. Chamado de Reino Animal, o cemitério, tem capacidade para sepultar 18 mil animais.

Outro produto da Agência RP7: Mais uma edição do Jornal Desenvolve Itaquera

Continue Reading
Publicidade
Agência RP7

Precisa de uma luz? A Agência RP7 quer compartilhar com todo mundo o seu produto. Para que isso aconteça, os profissionais trabalham de forma integrada, FULL SERVICE, com publicitários, designers, jornalistas, redatores e fotógrafos, para realizar ideias brilhantes e que sejam atrativas para o seu público. Acompanhamos as transformações da Internet, que são essenciais para fazer a ponte entre o cliente – produto e consumidor – necessidade. Tudo com muita criatividade e competência.

Deixar um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Bairros e Cidades

To Top