Siga-nos

Revista 7

Espaço Platina: paisagismo nativo às margens da Radial Leste

Reprodução de plantas nativas pela Porte Engenharia e Urbanismo

Arquitetura e Construção

Espaço Platina: paisagismo nativo às margens da Radial Leste

Projetado para receber eventos e palestras, o Espaço Platina permite que as pessoas tenham contato com plantas nativas como Jussara, Taioba, Carqueja, entre outras

O Espaço Platina, na Radial Leste, foi concebido pela Porte Engenharia e Urbanismo para abrigar eventos, palestras e outras atividades, tanto de cunho social, cultural e filantrópico, quanto voltadas para assuntos corporativos, mercadológicos e de negócios.

Leia outras matérias relacionadas ao Tatuapé em http://conexaotatuape.com.br

Uma parte da área de 1.800 m² está ocupada com um trabalho de paisagismo que privilegia as plantas nativas mais adaptadas ao clima e ao solo locais.


PAISAGISMO NATIVO
Usar plantas nativas – comestíveis e ornamentais – em projetos de paisagismo, tem se mostrado uma tendência na cidade. O principal motivo é que essas plantas desapareceram da paisagem de São Paulo por causa da opção pelo uso de espécies estrangeiras.
Porém, quando se usa as nativas, existe uma série de benefícios, como a atração da avifauna nativa, que acaba desaparecendo quando as plantas que os animais consomem também desaparecem, e a menor necessidade de uso de água na manutenção dos jardins, justamente pelo fato de as plantas já serem adaptadas ao clima.
ESPAÇO PLATINA
Quem visita o Espaço Platina pode ter contato com plantas como Jussara, Língua de Tucano, Vassourinha, Taioba, Alecrim, Batata-Doce, entre outras. A sinalização colocada nos canteiros ajuda os visitantes a identificar cada uma delas e, assim, adquirir um maior repertório botânico.
JARDINS DE CHUVA
O projeto de paisagismo foi desenvolvido pelo paisagista Nik Sabey, do Novas Árvores por aí, que tem feito um belo trabalho na cidade de São Paulo com o uso de plantas nativas e implantação de Jardins de Chuva, tecnologia para captar ao máximo possível de água: tanto a que cai do céu como a que escorre pelas ruas e calçadas.
Nik é um defensor da implantação desses jardins por toda a cidade.
“Toda a água que escorre pelo leito carroçável e é direcionada para as bocas de lobo poderia passar por Jardins de Chuva, onde uma grande parte fica retida, infiltra no solo, alimenta os lençóis freáticos e apenas o excedente segue seu curso até as partes mais baixas da cidade, que sofrem mais com as enchentes e alagamentos.”
Além desses ganhos, os canteiros são naturalmente irrigados e funcionam como um filtro para toda a sujeira que acaba sendo carregada pela água. Isso sem contar, é claro, que com mais jardins a cidade fica mais bonita e agradável, o que contribui para a qualidade de vida das pessoas.
PROJETOS COM MUITO VERDE
A Porte diz que o paisagismo do edifício Vilela 652 também está sendo concebido com esse conceito de plantas nativas e que os jardins estão sendo projetados para captar uma grande quantidade de água de chuva e de descarte de drenos do subsolo.
O Tatuapé e a cidade agradecem!

Matéria produzida por Maisa Infante para o Conexão Tatuapé – Histórias que Conectam. Site: www.conexaotatuape.com.br. Insta e Face: Conexão Tatuapé.

Continue Reading
Publicidade
Você também pode gostar...

Precisa de uma luz? A Agência RP7 quer compartilhar com todo mundo o seu produto. Para que isso aconteça, os profissionais trabalham de forma integrada, FULL SERVICE, com publicitários, designers, jornalistas, redatores e fotógrafos, para realizar ideias brilhantes e que sejam atrativas para o seu público. Acompanhamos as transformações da Internet, que são essenciais para fazer a ponte entre o cliente – produto e consumidor – necessidade. Tudo com muita criatividade e competência.

Deixar um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura e Construção

To Top