Siga-nos

Conteúdo que gera resultado!

Vai uma dose de musculação?

Musculação e a saúde

Esportes

Vai uma dose de musculação?

Não é novidade para ninguém que praticar atividade física faz bem à saúde. E a musculação vem sendo muito procurada pelas pessoas. Não apenas por uma questão de estética, mas principalmente para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde.
A grande sacada é fazer disso algo prazeroso e não oneroso para si mesmo. Muitas pessoas estão aderindo a esta prática e a boa notícia é a crescente procura da musculação pelas pessoas com mais idade. E olha que tem pessoas com mais de 50 anos pegando muito mais peso do que muita gente nova!

A MUSCULAÇÃO E O COMBATE ÀS DOENÇAS
Será que esta mudança de comportamento tem explicação? Segundo a professora formada em Educação Física, Vanessa Bernardo, a atividade física hoje é vista como um remédio para combater diversas doenças, além de queixas como dores no corpo e articulares, fadiga, falta de disposição e fraqueza muscular.
“Há muitas outras reclamações. Entre os benefícios da musculação está o trabalho de fortalecimento muscular. No caso do combate às dores, por exemplo, com o músculo fortalecido, ocorre a proteção articular, o que elimina as dores. Outro benefício é a disposição no dia dia.”

OS RESULTADOS APARECEM LOGO?
Essa é uma das perguntas mais frequentes nas academias. Todo mundo quer ver o resultado num curto período de tempo e sem sentir nenhum tipo de dor muscular, em decorrência dos exercícios.
Mas é importante lembrar que, principalmente para quem é sedentário, não há como escapar das dores no início da prática da musculação.
Mas calma. De acordo com a professora Vanessa Bernardo, as dores vão desaparecendo na medida que os músculos vão se fortalecendo.
“Quanto aos resultados, cada corpo responde de uma forma. Numa média de prática da musculação de três vezes por semana, em uma frequência acima de três meses, conseguimos começar a ver os resultados”, destacou.

Vanessa Bernardo professora

Vanessa Bernardo destaca os benefícios da musculação para a saúde

SÓ FAZER MUSCULAÇÃO RESOLVE?
Outra pergunta complexa. Não adianta ir para academia e depois comer de forma errada e reclamar que não está tendo o resultado desejado, ou que o colesterol ruim continua lá em cima e a circunferência da barriguinha não diminui.
Além disso, para quem tem problemas de saúde, as idas ao médico de confiança também devem ser constantes. É ele quem vai indicar e monitorar a pratica da musculação, dependendo do fator de risco e a doença que a pessoa tiver.
“É importante a pessoa, antes de começar qualquer tipo de atividade física, procurar um médico para realizar uma bateria de exames e assim ser liberada para a prática desejada. Também deve-se procurar por um profissional formado em Educação Física para ser o seu professor”, alertou.

EXEMPLOS DE BENEFÍCIOS
“A atividade física, juntamente com uma boa educação alimentar, ajuda, sim, no combate de diversas doenças. Um exemplo: na hora da atividade física, você aumenta os níveis de glicose no sangue, estimula a produção de insulina e o aumento de captação de glicose pelos músculos. Isso para quem tem diabetes é muito bom”, explicou Vanessa Bernardo.
A instrutora continuou: “Pessoas com hipertensão fazem musculação para deixar o músculo do coração protegido e mais fortalecido. E ao aumentar o condicionamento físico, você ajuda a diminuir o nível de LDL (colesterol ruim) e aumentar do HDL (colesterol bom).

UM ALÍVIO PARA A TPM
A atividade também ajuda a melhorar os sintomas da TPM, elevando o humor das mulheres. “Isso acontece porque os exercícios físicos liberam endorfina (hormônio do prazer). Isso ajuda no controle de sintomas emocionais e comportamentais”, avaliou.
“A prática de exercícios aumenta o nível de neurotransmissores, causando a sensação de relaxamento. Como já dissemos, as pessoas ficam mais dispostas, as dores desaparecem e a rotina fica muito mais favorável.”
E, para quem quer perder peso, saiba que a musculação emagrece. “Os músculos, quando exigidos, necessitam de uma grande quantidade de energia. Assim eles gastam mais calorias. Lembrando também que com o aumento da massa muscular há um aceleramento do gasto energético do corpo, mesmo estando em descanso. E isso só a musculação proporciona”, finaliza a professora.

Vanessa Bernardo é formada em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Além de dar aulas em academias do Tatuapé, também atua como personal. O telefone de contato é o 99791-9390.

Matéria produzida pela jornalista Vanessa de Sousa Fernandes, integrante da equipe da Agência RP7.

Continue Reading
Publicidade
Agência RP7

Precisa de uma luz? A Agência RP7 quer compartilhar com todo mundo o seu produto. Para que isso aconteça, os profissionais trabalham de forma integrada, FULL SERVICE, com publicitários, designers, jornalistas, redatores e fotógrafos, para realizar ideias brilhantes e que sejam atrativas para o seu público. Acompanhamos as transformações da Internet, que são essenciais para fazer a ponte entre o cliente – produto e consumidor – necessidade. Tudo com muita criatividade e competência.

Deixar um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esportes

To Top